sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O valor do dinheiro em nossa cultura



O VALOR DO DINHEIRO EM NOSSA CULTURA.
Mariana Medeiros Prates Maia



.....Hoje em dia, o dinheiro é muito valorizado. As empresas visam o “vil metal” que vem dos consumidores, que parecem querer gastar cada vez mais como forma de passatempo e, muitas vezes, em coisas desnecessárias. As lojas aproveitam-se e lançam produtos extraordinários, ultrapassando o salário de alguém com preços caríssimos. A vontade de possuir um objeto faz com que o indivíduo afunde em dívidas.
.....A ambição das empresas, principalmente dos grandes chefes, coloca em último plano o bem estar do ser humano e o meio ambiente. Homens ambiciosos destroem a natureza para conseguir matéria-prima para suas fábricas; rebaixam as pessoas mais pobres, passam por cima de todos, inclusive de amigos e familiares, para obter riquezas. E quando conseguem isso, surgem dúvidas e perguntas: Será que aquela pessoa é realmente feliz? Será que conseguiu tudo que queria? O que ela fará depois disso? Como se vê, o dinheiro não tem tanto valor.
....Enquanto os “grandes” homens têm o dinheiro concentrado em suas mãos, outros não têm um centavo. Isso causa uma grande diferença, um preconceito. A desigualdade no Brasil é imensa e, nos Estados Unidos, a questão dos pobres é mal resolvida, eles sofrem com sua situação no país.
....Por falta de dinheiro, os jovens que não tiveram acesso à educação, passam a roubar e matar. Isso leva os governadores a investirem em cadeias, o que não seria necessário se todos tivessem oportunidade de ir à escola. Os grandes empresários, também são capazes de roubar e matar, cometer algum delito para poder progredir.
.....Os políticos também desejam as riquezas, por isso não investem nas necessidades do povo, desviam verbas, escondem dinheiro consigo mesmo, como o caso do “dólar na cueca”. Assim, nasce a corrupção, originada pela ambição.
Com o desejo de obterem mais valores, os ricos avançam e os pobres continuam como estão, numa miséria deprimente, sem sustento algum. O dinheiro em desequilíbrio causa a desigualdade social.
.....Por isso, deve-se questionar o valor do dinheiro, pois originalmente, ele nada mais é do que um pedaço de papel no qual foram impressos números e ilustrações. Deve-se combater o “capitalismo selvagem”, que pode acabar destruindo o planeta através da ambição dos homens.

Um comentário:

Anônimo disse...

OoOoOoOi